em Notícias

Depois de uma pausa devido às restrições provocadas pela pandemia, o Circuito do Café de Pernambuco está oficialmente de volta para movimentar o setor gastronômico. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), o evento deu início à sua nona edição no último domingo (3), com uma cerimônia de lançamento realizada no Polo Comercial.

A abertura da programação também marcou o início da exposição “Cenas da Memória – Recortes do Cinema em Caruaru”, que ficará disponível para o público no Centro de Compras e Lazer até o dia 7 de novembro. A mostra é resultado da curadoria do historiador e consultor cultural Walmiré Dimeron e traz registros de mais de 100 anos da história caruaruense com o audiovisual.

“Você passeia por, aproximadamente, 18 cinemas que fazem parte da história de Caruaru. Temos registros desde as primeiras iniciativas, de 1905, que precederam o cinema, que eram empresários que vinham de fora, se licenciavam na Prefeitura, alugavam um imóvel e faziam uma exibição ainda muito rudimentar, com movimento manual, projetando imagens em movimento com os truques do cinema. A gente tentou resgatar a memória afetiva desses espaços, o quanto eles foram importantes para o entretenimento, para o convívio social e para a memória histórica da nossa cidade”, explica o historiador.

Ao todo, 13 cafeterias estão participando da rota gastronômica do evento. O tema escolhido para esta edição foi o cinema e trará os combos astros, como são chamadas as receitas criadas por cada cafeteria, homenageando filmes clássicos nacionais e internacionais. As pessoas que completarem parte da rota, visitando, ao menos, 10 dos 13 estabelecimentos participantes receberão canecas temáticas exclusivas do evento. Ao visitar 12 cafeterias, também é possível concorrer a uma cafeteira e a uma viagem.

O Polo Caruaru está localizado no Km 62 da BR-232, no bairro Nova Caruaru, e funciona de 9h às 18h, de domingo a domingo.

Confira a lista de cafeterias participantes:

Bodega João Doutor

Filme homenageado: E o vento levou (1939)

Times Café

Filme homenageado: A noviça rebelde (1965) 

Maria José Café Gourmet

Filme homenageado: Romeu e Julieta (1868)

O Bosque Café

Filme homenageado: O Poderoso Chefão (1972)

 Dona Bodega

Filme homenageado: O Mágico de Oz (1939)

Cheirim Bão

Filme homenageado: Cantando na chuva (1952)

Negro Br0wnie

Filme homenageado: Titanic (1997)

Luiz Lua Gonzaga (Sesc Caruaru)

Filme homenageado: O garoto (1921)

Delta Expresso

Filme homenageado: Cinema Paradiso (1988)

Lê Café

Filme homenageado: Xica da Silva (1976)

Café.com

Filme homenageado: A Lagoa Azul (1980)

Jerinana

Filme homenageado: O auto da Compadecida (2000)

Dom Ermínio

Filme homenageado: Dança com Lobos (1990)

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar